4º WORKSHOP

Escala do Conflito, Gestão do Conflito ("Chateei-me e agora?")

 

Quando se gera um conflito, surge a necessidade de uma tomada de decisão face ao mesmo, ou seja, o que fazer perante a situação que está a ser vivenciada. Assim, e tendo em conta que um conflito não é necessariamente negativo, pretende-se acima de tudo fomentar a capacidade na procura de soluções para a sua resolução. É nesta fase que existe um questionamento pessoal acerca da forma como cada um sente e vive o conflito. Este deverá ser trabalhado no sentido de potenciar  relações mais justas, constituindo-se enquanto  fonte de desenvolvimento.

Através das dinâmicas realizadas neste workshop pretende-se sobretudo explorar e criar um ambiente propicio ao debate para que todos exponham as suas ideias e sentimentos em relação a situações que representem obstáculos mais ou menos difíceis de ultrapassar.

 

Competências desenvolvidas neste workshop:

- Reflexão;

- Debate;

- Procura de soluções;

- Respeito pelo outro e pela sua diferença.

 

Métodos de trabalho:

- debates;

- histórias infantis;

- jogos de promoção de diversidade;

- quebras gelo.