Ciclo Arco-Íris

 

 

O Ciclo Arco-Íris é uma iniciativa apoiada pelo Clube Literário do Porto, tendo sido criada e estruturada por quatro licenciadas em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e que direccionaram a sua formação, entre outras coisas, na área da mediação e gestão de conflitos, sendo um campo que trás fortes potencialidades para o desenvolvimento pessoal das crianças.

Este Ciclo pretende constituir-se enquanto tempo formativo baseando-se fundamentalmente no desenvolvimento de um conjunto de capacidades inerentes ao conceito de mediação. A mediação é um método de resolução de conflitos que, actualmente, se apresenta como uma alternativa aos procedimentos jurídicos.

         Sendo a mediação uma prática de cidadania, um dispositivo de gestão de mudança e conflitualidades sociais, contem potencialidades que promovem várias competências consideradas cada vez mais necessárias. Os conflitos – não esquecendo que o conflito pode representar uma oportunidade de mudança e desenvolvimento – com que nos deparamos quotidianamente, reclamam uma autonomia na sua gestão. Para tal é crucial desenvolvermos capacidades e estratégias específicas.

É neste aspecto que este Ciclo se foca. Desde logo, o conseguirmos desconstruir a situação em que nos encontrarmos, vendo mais além, torna-se fundamental para absorvermos o que de mais positivo ela encerra, percebendo-se que a colaboração e a cooperação são essenciais nesta gestão de conflitos. Esta ideia tornar-se-á ainda mais saliente e perceptível aquando da aprendizagem de técnicas de negociação. Para aprender a negociar é necessária uma organização interna que auxiliará também tomadas de decisão mais integradas e conscientes acerca do que está em causa. Todo este ciclo culmina num esclarecimento, adaptado ao público infantil, do que é a mediação, as suas potencialidades e limitações, permitindo uma prática, por parte das crianças, do método em causa.

É ainda de notar que este ciclo pretende dotar as crianças de ferramentas que as auxiliem no caminho para o sucesso escolar, já que estimulamos uma maior autonomia, concentração, responsabilização e capacidade de comprometimento, essenciais ao rendimento escolar.

Concluindo, após a criação de um espaço divertido e criativo que possibilite que as crianças se conheçam mutuamente, serão dinamizadas actividades originais, especialmente pensadas para crianças, onde serão trabalhadas várias dimensões ligadas à relação inter-pessoal e, mais particularmente, à gestão de conflitos. Estas são as finalidades principais que subjazem ao Ciclo Arco-íris, salientando uma relação de complementaridade e continuidade entre cada workshop, sendo que determinadas capacidades aprendidas num workshop mostrar-se-ão necessárias aos próximos.

         É importante, por último, realçar que dada a conflitualidade que envolve actualmente as relações que se desenvolvem no espaço escolar que os meios de comunicação social têm amplamente divulgado, este ciclo propõe-se a trabalhar competências fundamentais que ajudam a dar resposta a estas situações.