Perguntas Frequentes

 

 

- O que é a mediação?

        A mediação consiste na intervenção numa negociação ou num conflito, de uma terceira parte, aceite pelas outras duas. Este processo procura capacitar as partes para a resolução de conflitos futuros.

        Ela revela-se particularmente útil quando: as partes pretendem manter o relacionamento entre elas; quando o conflito é atravessado por fortes questões emocionais que estão a impedir o acordo; quando a comunicação entre as partes é escassa ou de fraca qualidade; quando estereótipos e preconceitos criam obstáculos ao acordo.

 

- Poderá a mediação contribuir para a transformação e consolidação das relações?

Os conflitos são interpretados como situações com um importante potencial de fortalecimento e empoderamento humano, a partir do momento em que fomentam o respeito, a confiança e a segurança das pessoas em si próprias, ao mesmo tempo que se afastam da desumanização e da adversidade. Neste processo, a transformação dependerá então do grau de abertura de cada uma das partes e da sua capacidade de se conseguir colocar no lugar do outro.

 

- Terá a mediação um papel preventivo?

Segundo Torremorell (2008:38) “…a mediação funciona preventivamente quando a sua presença num determinado meio possibilita caminhos de consenso e dissentimento, antecipando o uso da razão ao uso da força e evitando, na medida do possível, acções destrutivas e irreversíveis. Na mediação, a componente preventiva principal provém da habilitação das pessoas que tomam parte do processo, uma vez que os encontros de mediação irão gerar aprendizagens suficientemente significativas para favorecer a sua transferência para novas situações.”

 

- Mediação: fortalecimento das pessoas?

“O objectivo primordial da mediação é conseguir que cada ser humano utilize efectivamente a sua força pessoal para enfrentar o conflito, para se co-responsabilizar pela situação e para criar e reparar uma rede de relações baseada no respeito mútuo…” (Torremorell , 2008:40).

 

- O que é negociar?

Todos nós negociamos constantemente, quer seja para acordarmos a forma como vamos partilhar uma determinada coisa, para criarmos alguma coisa que não seria possível se o fizéssemos isoladamente ou para resolvermos uma determinada disputa, ou seja, para gerirmos um conflito. Toda a situação de negociação pressupõe que exista um conflito de desejos ou necessidades entre duas ou mais partes.

Para nos sairmos bem no nosso papel de negociadores/as é necessário estabelecermos a nossa oferta inicial, aquilo que estaríamos dispostos a conceder ou a permitir que a outra parte avance (o nosso ponto inicial), definir o objectivo que queremos alcançar com o processo de negociação, o ponto no qual gostaríamos de concluir as negociações (ponto-alvo) e, por fim o ponto de resistência, que mantemos secreto e que nos indica que quando o processo chega a esse ponto não vale a pena continuar a negociar.

 

- O conflito é negativo?

Ao contrário do que a maior parte das vezes pensamos, o conflito nem sempre é negativo. Aliás ele, em si mesmo, nunca é negativo, o que pode ser negativo é o modo como lidamos com ele.

O conflito é natural e inevitável na existência humana e pode ser fonte de progresso, de mudança, de melhorias nas relações, uma oportunidade para conhecermos melhor nós próprios e os outros, podendo ser uma altura em que a nossa criatividade é mais desenvolvida.

As soluções que o ser humano encontra para os seus problemas nunca são infinitas, é por isso que a vida não é imóvel mas sim composta por várias mudanças e, por isso, vários conflitos e de diferentes tipos: os que envolvem outras pessoas, os que temos connosco mesmos. O conflito é necessário à vida.

 

- Porque é importante distinguirmos posições e interesses num conflito?

Numa situação de conflito estão sempre presentes em ambas as partes por um lado posições e, por outro, interesses. Os interesses escondem-se sempre por trás das posições e são eles os que mais interessam se queremos realmente resolver determinado conflito.

Só quando se identificar claramente os interesses presentes numa situação de conflito é que ela pode ser solucionada, tentando conjugar os reais interesses em jogo, de modo a satisfazer os interesses das duas partes. Muitas vezes os interesses em jogo compatibilizam-se bastante bem, no entanto, as pessoas não conseguem ver isto porque estão presas nas suas posições, de tal modo que as confundem com os seus interesses.

 

- Como posso realizar as inscrições para os workshops?

Por telefone ou por email (ver contactos indicados na  página do site) 

 

- Quais são as datas e horários dos workshops?

Os workshops serão realizados aos sábados no horário da manhã (10h-13h) ou da tarde (15h-18h), dependendo da disponibilidade da maioria das pessoas inscritas, sendo que informaremos sempre antecipadamente as pessoas que se inscrevam acerca da data e horário exactos de realização dos workshops.

No que diz respeito às datas e porque queremos que todas as crianças possam participar nos nossos workshops, os grupos serão formados de acordo com as disponibilidades das crianças (e respectivos papás e mamãs).

 

- Como é efectuado o pagamento?

O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária ou no início do 1º workshop em dinheiro. Sublinhamos que é possível optar apenas pela frequência de um ou mais workshops, não sendo obrigatório a frequência de todo o ciclo composto por 7 workshops (apesar de aconselharmos a frequência do ciclo completo).