4º WORKSHOP
Escala do Conflito, Gestão do Conflito ("Chateei-me e agora?")
Quando se gera um conflito, surge a necessidade de uma tomada de decisão face ao mesmo, ou seja, o que fazer perante a situação que está a ser vivenciada. Assim, e tendo em conta que um conflito não é necessariamente negativo, pretende-se acima de tudo fomentar a capacidade na procura de soluções para a sua resolução. É nesta fase que existe um questionamento pessoal acerca da forma como cada um sente e vive o conflito. Este deverá ser trabalhado no sentido de potenciar relações mais justas, constituindo-se enquanto fonte de desenvolvimento.
Através das dinâmicas realizadas neste workshop pretende-se sobretudo explorar e criar um ambiente propicio ao debate para que todos exponham as suas ideias e sentimentos em relação a situações que representem obstáculos mais ou menos difíceis de ultrapassar.
Competências desenvolvidas neste workshop:
- Reflexão;
- Debate;
- Procura de soluções;
- Respeito pelo outro e pela sua diferença.
Métodos de trabalho:
- debates;
- histórias infantis;
- jogos de promoção de diversidade;
- quebras gelo.