3º WORKSHOP:

Posição/interesse, emoção/razão (“rir, chorar, brincar e ir mais além”)

 

Nesta fase as expressões emotivas e racionais aparecem aqui como elementos integrantes de um dado conflito. As crianças serão confrontadas com actividades que as farão ter a noção do papel que as emoções têm e do valor da própria razão para a resolução de um conflito. Deste modo, é importante que saibam reconhecer uma acção motivada pela emoção, saber expressar e exteriorizar o que sentem, terem a noção do porquê se sentem de uma determinada forma, mediando tudo isso com a razão.

Nesta perspectiva integrada conseguirão ver mais além do que se encontra na superfície, a identificação dos interesses que muitas vezes se escondem sob a capa das posições, encontrarão a melhor forma de lidar com o conflito para a sua resolução. 

 

 

 Competências desenvolvidas neste workshop:

- compreensão do papel que a emoção e a razão assumem num conflito;

- identificação dos interesses que subjazem a uma dada posição.

 

Métodos de trabalho:

- debates;

- exercícios de exploração das emoções;

- exercícios de exploração da “posição” e do “interesse”;

- quebras gelo.