3º WORKSHOP:
Posição/interesse, emoção/razão (“rir, chorar, brincar e ir mais além”)
Nesta fase as expressões emotivas e racionais aparecem aqui como elementos integrantes de um dado conflito. As crianças serão confrontadas com actividades que as farão ter a noção do papel que as emoções têm e do valor da própria razão para a resolução de um conflito. Deste modo, é importante que saibam reconhecer uma acção motivada pela emoção, saber expressar e exteriorizar o que sentem, terem a noção do porquê se sentem de uma determinada forma, mediando tudo isso com a razão.
Nesta perspectiva integrada conseguirão ver mais além do que se encontra na superfície, a identificação dos interesses que muitas vezes se escondem sob a capa das posições, encontrarão a melhor forma de lidar com o conflito para a sua resolução.
Competências desenvolvidas neste workshop:
- compreensão do papel que a emoção e a razão assumem num conflito;
- identificação dos interesses que subjazem a uma dada posição.
Métodos de trabalho:
- debates;
- exercícios de exploração das emoções;
- exercícios de exploração da “posição” e do “interesse”;
- quebras gelo.